Postagens antigas

CONTROLE O MEDO DE FALAR EM PúBLICO

Sentir as pernas tremer, o coração bater mais rápido, as mãos ficarem geladas, a falta de ar, a dor de barriga, o esquecimento, vontade de correr, são alguns dos efeitos do medo. Estes sintomas surgem por saber que pessoas estarão nos avaliando; é o receio de cometer erros, de fazer feio, de ser humilhado.

Este medo podemos chamar de "verbofobia" ou "pulpitofobia", porém, o que fazer para vencer está "pulpitofobia"? Diante deste quadro há duas decisões a tomar:

FUGIR ou ENFRENTAR

Se fugir, ou continuar fugindo jamais será um pregador eficaz. Se optar por enfrentar, poderá até passar por algumas decepções, mas não desanime, pois com certeza você vencerá, porque:

"Falar bem em público não é um dom reservado a certas pessoas, e sim uma habilidade que qualquer pessoa inteligente pode desenvolver"

Veja no quadro abaixo, o resultado de uma pesquisa realizada com três mil pessoas às quais se perguntou: "De que você tem mais medo?", veja o porcentual das respostas:

1. Falar em público ............41%
2. Medo de altura ..............32%
3. Insetos .........................22%
4. Problemas financeiros ....22%
5. Águas profundas ............22%
6. Doença .........................19%
7. Morte ............................19%
8. Viagem aérea ................18%
9. Solidão ..........................14%
10. Cachorro ......................11%
11. Dirigir ou andar de carro ..9%
12. Escuridão ......................8%
13. Elevadores .....................8%
14. Escada rolante ...............5%


Veja que o medo de falar em público está em primeiro lugar, daí concluímos que ter medo não é incomum, pois todos temos, mas o que é importante, é saber lidar com este medo.

COMO DOMINAR O MEDO - Muitos escritores falam sobre como dominar o medo, cada um apresenta uma lista com dicas e sugestões, vejamos o que alguns escritores colocam como importante para vencer o medo:

ROBSOM MOURA MARINHO, em seu livro: A arte de Pregar, coloca:

- LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ NÃO É O ÚNICO – todos os grandes oradores tem medo.

- NÃO TENHA MEDO DO MEDO – coloque na cabeça que isto é natural e terá um medo a menos, acostume-se com ele.

- APROVEITE O MEDO – com o aumento de adrenalina no sangue, você esta com mais energia que deve ser canalizada para a difícil tarefa de enfrentar o público.

- RESOLVA CORRER O RISCO – o risco do fracasso é o preço do sucesso, perder uma batalha não significa perder a guerra.

- USE A DESCONCENTRAÇÃO – relaxe um pouco antes de falar, respire profundamente, e descontraia o público pois "Quem ri comigo não ri de mim".

- PREPARE-SE – O medo é um aviso do subconsciente de que seu consciente precisa de mais preparo. O preparo dá segurança.

- MANTENHA PENSAMENTOS POSITIVOS – Evite achar que será terrível, acredite que o que você vai falar é importante, pois você está ali em uma missão superior, cumprindo uma ordem divina.

- SEJA PERSEVERANTE – não desista diante dos primeiros fracassos.

REINALDO POLITO, no livro: Como falar corretamente e sem inibições, faz 8 (oito) recomendações para controlar o medo de falar em público, são elas:

- QUANDO O MEDO APARECER, ENCARE-O NORMALMENTE - até os grandes oradores sentem medo, ainda que não demonstrem, você não será o único.

- CONTROLE SEU NERVOSISMO – com a descontração das mãos, pernas, etc., relaxe antes de falar.

- TENHA UMA ATITUDE CORRETA – o corpo fala, portanto, vigie os comportamentos do corpo, para não refletir nossos receios, demonstre equilíbrio.

- ANTES DE PENSAR COMO, SAIBA O QUE FALAR – não espere que a tribuna seja sua única fonte de inspiração, saiba exatamente o que vai dizer antes de iniciar sua fala, e se surgir idéias novas durante à pregação, ótimo.

- NÃO PINTE O DIABO MAIS FEIO DO QUE É – não se imagine fracassando, esquecendo o que iria dizer, sendo humilhado, não imagine cenas pessimistas.

- NÃO ADQUIRA VÍCIOS – botões de paletó, lápis, giz, folha de papel, fio do microfone não poderão oferecer-lhe segurança, não descarregue neles seu nervosismo.

- CHAME SUA VOZ COM A RESPIRAÇÃO – se a voz enroscar, respire profundamente, que ela voltará.

- A PRÁTICA IRÁ PROPORCIONAR-LHE O REFLEXO – com a prática você naturalmente irá dominar o que no início parece ser tão difícil.

Todas estas orientações são válidas, analise cada uma delas, pratique-as e você verá que poderá controlar o medo, e se tornar um bom pregador.

* Matéria recortada do livro de Homilética do Curso Básico de Teologia do IETEB.

Por: Ev. Dr. Alcionei Miranda

VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares