Postagens antigas

Interpretações da lei de Gaga


ImageporJoêzer Mendonça
O clipe começa numa estrada com os 12 discípulos em motocicletas e vestidos com jaquetas de couro onde se lê o nome de cada um deles: “Peter, Judas,...”. Na garupa, está Maria Madalena. É ela que saca um revólver de cujo cano sai um batom com o qual borra os lábios de Judas para que este dê seu beijo da traição em Jesus. Na cena seguinte, Jesus e Judas aparecem numa banheira onde Maria Madalena lhes lava os pés. Poderia ser uma dessas encenações gospel modernosas dos eventos da Páscoa, se Maria Madalena não fosse a atual senhora da transgressão pop, Lady Gaga.
Sobre a canção “Judas”, Lady Gaga disse: “Sinto honestamente que Deus me enviou aquela letra e aquela música”. Pronto. Como se não bastasse os artistas gospel dizerem que Deus lhes sopra a letra e a música de suas canções de sucesso, agora os astros pop também dizem ouvir o ditado divino com as partituras da lei. Da lei de Gaga, só se for, com o perdão do trocadilho fácil.
Curioso é que a letra de “Judas” faz citações bíblicas (“lavarei seus pés com meu cabelo”; “depois que ele me trair três vezes”) e parece falar da gangorra espiritual do coração humano que quer as virtudes de Cristo, mas que cede a preferência às tentações de Judas: “Eu quero amá-lo, mas algo me afasta de você / Jesus é minha virtude / E Judas é o demônio a quem recorro”.
Há 20 anos, a professora Madonna lançou “Like a Prayer”, cujo videoclipe mostra cruzes em chamas e onde ela sonha que está fazendo amor com um santo. Gaga aprendeu bem as lições de transgressão pop e, além das distorções em “Judas”, ela aparece ainda como freira vestida num látex vermelho e simula um ato sexual ao lado de uma cruz no clipe de “Alejandro”.
A reiteração do recurso de deslocar dogmas cristãos para ilustrar seduções amorosas dá pistas de que a dinâmica da confusão e banalização do contexto espiritual bíblico continua na moda.
* Entrevistas da cantora ao E!Online e à revista NME.
Joêzer Mendonça é músico e faz doutorado em musicologia na Unesp. É autor do blog Nota na Pauta, onde escreve sobre arte, mídia e religião

VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares