Postagens antigas

Análise: Rozeane Ribeiro - Rastro de unção

Análise: Rozeane Ribeiro - Rastro de unção



Há muito tempo eu não ouvia um CD pentecostal do começo ao fim sem cansar e gostar logo de primeira. A ex-Mk Rozeane Ribeiro mostrou que sabe escolher um ótimo repertório e produzir um belíssimo trabalho. Me desculpem os fãs das "Divas" por aí, mas esse é o melhor lançamento pentecostal do ano.
E para quem pensou que a compositora de Hino da Vitória, Recompensa, Sempre Fiel, entre outros sucessos, estava apagada, se engana. Rozeane vem resgatado suas raízes pentecostais em suas belíssimas composições.
Com produção de Melk Carvalhedo, o disco tem a maior parte das composições assinadas pela cantora/ compositora e segundo o produtor, o álbum promete. O trabalho foi lançado pelo selo da cantora, a RORI Music.

A começar pela canção "Entra na fornalha", um dos destaques do CD, a canção traz a passagem do "quarto homem da fornalha". Apesar de ser uma história já manjada na música pentecostal Rozeane soube dar uma renovada nos chavões. A cantora assina a canção de abertura do álbum, e não decepcionou. "Quem adora... tem direito ao impossível, quem adora... vê o Deus que é invisível..."
Numa levada mais light, a segunda faixa do disco, também assinada pela cantora, é "Jeová Rafah". A música retrata uma resposta de Deus para o sofrimento que as vezes passamos. Afirmando que é Jeová Rafah, o Deus que cura feridas. Destaque para as cordas, do começo ao fim abrilhantaram a canção.
"Crucifica-o", é aquela canção que faz cair fogo no congresso das irmãs do círculo de oração (rs). Escrita pelo marido da cantora, retrata obviamente, a crucificação de Jesus. Interessante que o fato é abordado de uma forma diferente e vai caminhando para um ápice, que acontece logo após a metade da canção. Quando em vez de "Crucifica-o", o refrão é "Glorifica-o", pois ele ressuscitou. Destaque para o vocal pesado que dá um impacto, principalmente no final.
A canção de adoração do CD "Eu só vim te adorar", é uma das melhores do gênero que eu já ouvi. Sabe aquela canção que você acorda cantarolando de vez em quando, e sente uma necessidade enorme de colocar pra tocar enquanto você ora? Pois é essa mesmo. Entrega total. "Eu só vim te adorar, hoje eu não vou te pedir. E prostrado aos teus pés, eu levanto as minhas mãos. E digo digno tu És de adoração", é o refrão da canção. Rozeane tem se destacado nas composições desse estilo, Danielle Cristina gravou uma linda em seu último CD.
A quinta faixa do disco "Herdeira", é outra canção assinada por Rozeane. O seu tema central é a volta de Jesus. Outra música interessantíssima pelo seu andamento, não é manjada como toda canção falando de arrebatamento, mas é bem pentecostal. Sem dúvidas é outro grande destaque do CD, poderia até ser a canção título. O "charme" da música é sua melodia e seu "percurso" digamos assim. Outro ponto interessante é a palhinha daquele corinho de igreja (o pessoal do meu tempo deve conhecer, rs). "Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro..." Maravilhosa canção.
Em seguida vem a canção título do álbum. "Rastro de Unção" é uma parceria da cantora com sua irmã Aurea Ribeiro. Lembra aquela música pentecostal de alguns anos atrás que a própria Rozeane ajudou a difundir. Na mesma levada, "Saiu virtude", outra composição da cantora, traz aquela mensagem que certamente você cansou de ouvir... A mulher do fluxo de sangue... Tudo bem, a canção é bonita e concerteza vai fazer muita gente entrar no manto, nas igrejas por aí (rsrs).
Vanilda Bordieri assina o forrózinho do CD. "Adoração de Isaías" é mais uma daquelas músicas de Vanilda cheia de história da Bíblia. A letra é interessante, fala da purificação de Isaías com a brasa do altar. A música é dividida em 3 partes: começa lenta, assume um forrózinho light e depois assume um ritmo gostoso em alto e bom som. É um manto só (kkkk). Mas eu ainda prefiro os forrós de alguns anos atrás.
"Eu vou ver o Rei" é a nona faixa do álbum e outro destaque. Mais uma música que me deu arrepios. Um arranjo que lembra "O Deus que faz" da Damares, dá impressão que era pra ser a faixa de abertura. Mas voltando a letra, é outra assinada pela cantora. É aquela música para quem está em fundo de poço mesmo. Começa falando de sofrimento, de frustração, mas de repente começa a falar do socorro de Deus e da glória de Deus. Aí ela emenda isso tudo com o que virá quando estivermos no céu. E então, vem o refrão mais uma vez com vocal forte e Rozeane com muita autoridade cantando: "Eu vou ver o Reeeei".
Se o CD acabasse aqui, já valeria a pena tudo o que foi ouvido até aqui, não desmerecendo as próximas canções. O que quero expressar é que está muito bom.
Continuando... "Se alimente do maná" é uma penteca mais light. Mas bem ministrativa.

Outra música que gruda na cabeça da gente é "Ninguém pode calar a sua voz". Essa música me lembra a fase boa de Cassiane na época de "Recompensa". Já me peguei cantarolando essa canção diversas vezes, principalmente a parte do: "Você pode cair, mas Deus te levanta. E te levanta mais forte pra surpreender". Linda.
"Você vai gerar vitória" é a última balada pentecostal do CD. Fala sobre o desabafo de Ana quando pedia um filho a Deus. Canção profética, termina falando que Deus fará você gerar vitórias, fará você sorrir, etc.
A penúltima faixa do disco, me lembrou a Lauriete. Não sei se pela voz de Rozeane (no começo desta música) ou pelo estilo. "A vitória é Sua" é aquela canção que começa de um jeito e termina num sambinha bem gostoso.
E para fechar esse repertório excelente, "Sai da terra" é uma música de regozijo, daquelas que a mocidade adora cantar... Tem uma levada gostosa. Achei legal a interação da Rozeane na hora do "Sai do chão e dê um brado de Glória a Deus".


Para quem gosta de BOA música pentecostal com letras BEM ELABORADAS, está aí uma boa chance de ouvir algo que há muito tempo não se ouvia nesse gênero da música gospel. E relembrar os tempos de glória que o gênero teve no início da década.
Rozeane está de parabéns, desde a escolha do repertório, passando pela produção assinada pelo Melk Carvalhêdo e também pela produção gráfica do CD.
As composições da cantora, 11 no total e mais uma parceria, mostraram que é possível pegar tudo o que a gente já está cansado de ouvir e renovar em diversas formas e belíssimas melodias.
Eu realmente fiquei impressionado. Esse CD desbancou sem dúvidas, muitas cantoras de peso da música pentecostal. Até porque, CD bom se mede em qualidade e não em números. E se Rozeane trabalhar bem este álbum, venderá muito, eu tenho certeza.
Outra coisa que merece um destaque é a interpretação de Rozeane Ribeiro que passa muito o que a música pentecostal pede: autoridade. A interação da cantora com o backing vocal, formado por um time de primeira, também abrilhantou o trabalho.

Destaque para: "Entra na fornalha", "Crucifica-o", "Eu só vim te adorar", "Herdeira", "Eu vou ver o Rei" e "Nada pode calar a Sua voz".

Estrelas (de 0 a 5): Sem dúvidas 5 estrelas, pelo repertório, produção musical, vocal, projeto gráfico e interpretação da cantora.

Vale a pena comprar? Concerteza, vale muito a pena. É um álbum para se ter em casa... Nada de download ilegal galera...




POSTADO POR DQD (DOA A QUEM DOER) ÀS 12:32 16 COMENTÁRIOS
MARCADORES: ANÁLISE, ROZEANE RIBEIRO

VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares