Postagens antigas

Mensagens Subliminares em Desenhos Animados Diversos.



Todos nós sabemos que a criança que assite um desenho animado, normalmente se identifica com algum personagem em especial. Esta identificação ocorre quando a personalidade da criança é semelhante à do personagem que ela escolhe.
Alguns desenhos possuem personagens cuja personalidade é "genérica", ou seja, eles podem servir de modelo de identificação para qualquer criança, independentemente do tipo de personalidade que possua.
Estes personagens alcançam, inclusive, alguns adultos que necessitam de um ícone para algum tipo de movimento social, grupos específicos, e até alguns grupos que sofrem algum tipo de exclusão social.
Veremos mais adiante alguns desses personagens e como eles conseguem se inserir tanto na mente das crianças quanto na mente de jovens e adultos.
.
(a) Os Smurfs
Na década de 80, uma emissora de TV exibia diariamente o desenho "Os Smurfs". Este desenho animado contava sobre a existência de uma comunidade de duendes que viviam entre os cogumelos, e eram atormentados diariamente pelo personagem Gargamel.
Nesta comunidade de duendes, cada um assumia um papel segundo as suas características comportamentais: Um era chamado de "HABILIDOSO", por estar constantemente trabalhando, outro de "ROBUSTO", por exibir sua paixão à prática do fisiculturismo, etc.

Várias crianças se apaixonaram por este desenho porque, entre outros motivos, tinham a oportunidade de se identificarem com um dos duendes em particular (bem ao modelo dos duendes do desenho "Branca de Neve").
Não obstante ao fato de que este de que este desenho realiza uma "propaganda" da crença nos duendes e seres da floresta, conforme pregam algumas religiões européias, e que estão sendo largamente praticadas pelo nosso Brasil, através, principalmente, dos princípios do que se pode chamar "Nova Era" ou "New Age", quero aqui chamar a atenção para um personagem em particular: Seu nome era "VAIDOSO".
Este personagem, divulgado como sendo do gênero masculino, tinha comportamento estranho, já que se preocupava de forma exagerada com a sua aparência física, falava em tom de voz suave, deixava transparecer fragilidade e fazia movimentos suaves quando andava. Isto tudo sem levar em consideração a maneira que se adornava(veja as figuras).
Este comportamento deixava claro que ele possuía um jeito afeminado, podendo induzir as crianças a terem o mesmo comportamento.
.
(b) Piu-Piu
Eis um personagem que consegue nos deixar em dúvida quanto ao seu gênero(masculino ou feminino).
É um personagem cativante por possuir características frágeis, embora possua inteligência suficiente para arquitetar estratégias para atingir o seu "adversário", o Frajola.
Nos desenhos, Piu-piu sempre apronta alguma artimanha e, quando é surpreendido pela dona da casa, arranja uma maneira de fazer com que o gato leve a culpa.
Compare isto agora ao comportamento entre irmãos de idades diferentes. Sempre ocorre a situação de que o mais novo seja "poupado" de uma correção por alguma "arte" que tenha feito, transferindo para o irmão mais velho a responsabilidade, sendo este, muitas das vezes, o recebedor da reprimenda.
Isto, na realidade, é um efeito simples se comparado ao pior deles: A dúvida quanto ao sexo do personagem.
Piu-piu, embora nunca assumindo qual é seu gênero, possui um timbre de voz bem próximo da voz feminina. Por este motivo, sua imagem é adotada tanto por mulheres quanto por homens, através do uso de adesivos em automóveis, agendas, etc.
Esta mesma dúvida paira entre as crianças, principalmente aquelas que não têm por perto uma pessoa disposta a ajudá-las.
.
(c) A Pantera Cor-de-Rosa
Este personagem é conhecido pela maioria das pessoas, e acompanhou o crescimento de vários adultos de hoje.
Embora não apareça tanto na TV como antes, hoje sua imagem é utilizada por vários grupos.
A Pantera Cor-de-Rosa nunca deixa claro o seu sexo, ou seja, se é do sexo masculino ou feminino. Eu, particularmente, já vi este personagem falar(poucas vezes), tanto com voz masculina quanto com voz feminina.
porém, o que realmente interessa é que seja qual for a criança, ela poderá se identificar com a Pantera Cor-de-Rosa. Se for um menino, para ele o personagem poderá ser masculino. Se for uma menina, o personagem poderá ser feminina. E o que é pior, se a criança possuir alguma tendência homossexual, poderá afirmar que o personagem também é.
A Pantera Cor-de-Rosa também é adotada por diversos adultos(de ambos os sexos!), e existe também grupos homossexuais que adotaram este personagem como seu símbolo.
.
(d) Huguinho, Zezinho e Luizinho
Os desenhos da Disney sofrem do problema de Falta de Genealogia!
Todos nós conhecemos os personagens de Patópolis, mas ninguém conhece a origem familiar de cada um. Pense bem: Quando foi que você se perguntou sobre os pais de Huguinho, Zezinho e Luizinho? Eles simplesmente surgiram e esta ausência dos pais não é percebida pelos leitores, e se for, pelo menos não é questionada.
Sabemos também que eles vivem com seu tio, o Pato Donald. Desta forma, faz-se normal para a criança viverem longe dos pais.
Alguns podem dizer: -Eles estão de férias com o tio!, mas a verdade é que em nenhum desenho estes três personagens tocou no assunto sobre seus pais, falando de saudades, por exemplo.
.
(e) Zé Carioca
Este personagem da Disney, que faz uma alusão ao povo brasileiro, especificamente o povo carioca, tem por característica pessoal o geito malandro e golpista. Em seus desenhos ele sempre aparece brigando com alguém por alguma coisa que lhe esteja devendo(normalmente dinheiro).
Tem também, por costume, ficar aplicando golpes nas pessoas e querendo tirar proveito de tudo e de todos.
Realmente é entristecedor que o personagem que foi criado para retratar o nosso Brasil perante o mundo possua características tão baixas.
Como uma criança vê isto? Para ela, agir desta maneira é puramente normal, e sua personalidade poderá ser desenvolvida com este pérfil, se com este personagem ela se identificar.

fonte: estudossubliminares

Arquivo do blog

VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares